domingo, 18 de janeiro de 2015
Amaranto
O Amaranto é um tipo de cereal originário do Peru. Apesar dos benefício nutricionais, ele é um alimento ainda pouco conhecido e utilizado no Brasil, mas que tem recebido papel de destaque por apresentar quantidade de proteínas, fibras, vitaminas e minerais superiores aos observados na maioria dos outros grãos de cereais como arroz, milho, trigo, centeio e cevada.
Nesses pequenos grãos também são encontrados elevadas quantidades de cálcio, ferro, zinco, fósforo, vitaminas A e C. Em comparação com os outros cereais, o amaranto tem maior teor de gordura saudáveis para o corpo.
Os grãos de amaranto podem ser consumidos em sucos, vitaminas, sopas, ensopados ou recheios. A farinha do amaranto pode ser encontrada em diversas preparações, tais como pães, bolo, tortas ou recheios. Para o preparo de massas, é necessário que haja a combinação de farinha de amaranto com a farinha de trigo, arroz ou milho. Substitua 1\3 de farinha trigo refinada, por exemplo, pela farinha de amaranto ( se na receita constar três xícaras de farinha de trigo, substitua uma por farinha de amaranto.) As folhas do amaranto também podem ser utilizadas no preparo de saladas e refogados.
Além do seu alto valor nutritivo, estudo têm mostrado que o consumo regular do amaranto pode ajudar na redução dos níveis de colesterol total do sangue, auxilia diabéticos no controle da glicemia e contribui para a redução de peso corporal. Por ser rico em antioxidantes, ele também atua na prevenção de doenças do coração e do câncer. O amaranto não contém glúten e é uma ótima opção para os celíacos. ( pacientes que devem restringir o glúten da alimentação diária.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário